quinta-feira, 25 de outubro de 2018

PONTOS TURÍSTICOS DE CAXIAS DO SUL

Catedral Diocesana de Caxias do Sul

 

A Catedral está localizada  no centro de Caxias do Sul, a Catedral fica de frente para Praça Dante Alighieri.
Inaugurada em 1899, a Catedral de Caxias do Sul é sede da Diocese de Caxias do Sul, e foi dedicada a Santa Teresa. É um dos mais importantes edifícios históricos da cidade e um dos mais distinguidos exemplares da arquitetura colonial na zona de imigração italiana da serra gaúcha.

 

Praça Dante Aliguieri

 

A Praça Dante é o espaço público mais frequentado e conhecido de Caxias. É o espaço público mais antigo e tradicional de Caxias do Sul, localizada no centro da cidade, em frente a catedral e alguns edifícios históricos da cidade.

 

igreja de São Pelegrino

 

A igreja de São Pelegrino ganhou fama em virtude de seu acervo de obras de arte, a mais importante delas é a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli.
Av. Itália, 54, B. São Pelegrino

Casa de Pedra 

 

 

A Casa de Pedra foi construída no final do século XIX, com dois pisos, toda em pedra basáltica rejuntada com barro, com aberturas de pinho fixadas em tijolos artesanais. No primeiro pavimento encontram-se uma sala e a cozinha, e um forno para pão do lado externo, enquanto o pavimento superior era o antigo dormitório.
Foi transformada em museu no ano de 1975, com objetos em seu interior, que retratam o cotidiano e os afazeres dos imigrantes da comunidade caxiense.
Rua Matteo Gianella, 531, B. Santa Catarina

Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave


Castelo medieval totalmente construído em pedra, aberto a visitação, onde funcionava uma vinícola, hoje abriga uma loja de varejo e espaço para eventos. Sua construção iniciou-se em 1968, por empreendedor espanhol, Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. O Castelo fica em uma área de 70 mil m² em meio a um fabuloso bosque com lago, com araucárias e plantas.

 O Monumento ao Imigrante

 

Este monumento é uma homenagem aos imigrantes que colonizaram nossa região. Está localizado na BR116.

 O Monumento ao Imigrante é uma criação do escultor Antonio Carangi, inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas.
Feito de bronze e medindo 4,5 metros de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul.
Junto ao monumento se encontra o Museu do Imigrante.

Parque Cinquentenário

 

Esse parque tem muito verde, está nos arredores do centro da cidade,  com vegetação nativa, como grandes araucárias, numa área de 2,5 hectares. O parque tem área de recreação para crianças e espaço para caminhadas e exercícios.
Está localizado na Av. Júlio de Castilhos, próximo a Escola Cristóvão de Mendoza.

 

PARQUE GETÚLIO VARGAS 


Esse parque está no centro da cidade, é um dos  locais de lazer mais procurados principalmente em fim de semana. Há vegetação  com espécies nativas e frutíferas, com  infraestrutura voltada para o lazer e esportes. Possui ciclovia, playground, academia ao ar livre, quadra esportiva, pista de skate e um palco para apresentações de shows e eventos.

 

Alfredo Jaconi

O Alfredo Jaconi é considerado um dos estádios mais funcionais do país. Com capacidade para 23.726 espectadores, a casa do Juventude foi inaugurada em 1975 e seu nome faz alusão a um dos maiores ídolos do clube. Alfredo Jaconi foi jogador, treinador e dirigente nas décadas de 30 e 40.
R. Hércules Gallo, 1547, B. Centro

Estádio Francisco Stedile

 

O Estádio Francisco Stedile, popularmente chamado de Centenário foi concluído em apenas 6 meses pelo ex-presidente e patrono do clube, Francisco Stedile, o Centenário serviu de passaporte para o clube disputar a série A do Campeonato Brasileiro de 1976, tornando-o pioneiro no interior do Rio Grande do Sul.
R. Thomás Beltrão de Queiróz, 898, B. Marechal Floriano

Dados e fotos tiradas do seguinte site:


https://www.viagensecaminhos.com/2011/04/caxias-do-sul-rs.html