A turma do 5º ANO A trabalhou intensamente com as Eleições do Grêmio Estudantil.
Tudo começou com a vontade demonstrada por alguns alunos de participarem da eleição como candidatos também, além de eleitores.
A partir disso, durante as aulas, foi montada a chapa com os treze candidatos, colocadas as propostas e estudadas conforme sua viabilidade.
O principal trabalho foi de aprender sobre eleições, a partir do momento em que se escutou tudo o que cada aluno achava sobre mudanças necessárias na escola e a viabilidade legal dessas. Por exemplo, se debateu o porquê não é possível mudar o cardápio do lanche oferecido aos alunos.
Também se debateu sobre as regras eleitorais e situações como compra de votos.
Outra aprendizagem foi a campanha eleitoral, já que os alunos precisaram enfrentar seus medos e expor suas propostas para todos os demais alunos da escola, professores e direção, enfrentando e explicando os mais variados questionamentos.
Levando-se em consideração que a escola precisa trabalhar na perspectiva de formar cidadãos com capacidade de analisar a realidade em que vivem, espera-se que o trabalho com a Eleição do Grêmio Estudantil tenha um significado também nas eleições de outubro desse ano, por exemplo.
Professora Ludimila Zan